Hahne Construtora
A Construtora Hahne realiza todos os estudos de dimensionamento e cálculos estruturais para garantir a segurança e a qualidade das obras. A essência do projeto estrutural é a utilização de modernos softwares, que dimensionam qualquer estrutura utilizando apenas pilares e placas armadas em duas direções, e o uso adequado de material.

Os modernos métodos de cálculo tornam os cálculos exatos, mais econômicos e muito mais rápidos. Esse conceito estrutural elimina as vigas e torna a estrutura mais leve e estável. As placas são preenchidas com blocos de poliestireno expandido, em regiões de esforço nulo, reduzindo o peso próprio sem alteração da rigidez da placa.

A Hahne utiliza poliestireno expandido para preencher os espaços entre as nervuras da laje, dando às suas lajes, além da leveza, características superiores de conforto térmico e acústico. Além disto, o poliestireno expandido utilizado é composto de material proveniente de reciclagem, retirando resíduos que normalmente iriam ficar no meio ambiente.
<b>Sistema Construtivo Hahne</b> - Exemplo de aplicação Laje Nervurada. Espessura 40cm - Vão de 7,50 m. <b>Sistema Construtivo Hahne</b> - Secção Laje Nervurada. Espessura 40cm - Vão de 7,50 m. <b>Sistema Convencional</b> - Exemplo de aplicação Laje Maciça. Espessura 16cm - Vão de 7,50 m. <b>Sistema Convencional</b> - Secção Laje Maciça. Espessura 16cm - Vão de 7,50 m. <b>Sistema Convencional</b> - Exemplo de aplicação Laje Maciça. Espessura 16cm - Vão de 3,75 m. <b>Sistema Convencional</b> - Secção Laje Maciça. Espessura 16cm - Vão de 3,75 m.

A utilização de métodos avançados permite que sejam calculadas com perfeição as deformações esperadas em cada peça estrutural, de modo a executar contraflechas apropriadas já no momento da execução.
<b>Sistema Construtivo Hahne</b> - Deformações laje nervurada 7,50m <b>Sistema Convencional</b> - Deformações laje maciça 7,50m <b>Sistema Convencional</b> - Deformações laje maciça 3,75m

A utilização das lajes planas em conjunto com o sistema de formas da Construtora Hahne, permite que se apliquem às formas exatamente as contraflechas definidas em projeto. A modulação dos painéis de formas define uma grelha de 3,00 metros por 1,50 metros, sendo que cada ponto desta grelha permite uma regulagem de altura individual.
Sistema Construtivo Hahne - Exemplo de indicação de contra flecha espessura 40cm - Vão de 7,50 m.


Como resultado disto, tem-se uma laje nivelada que não necessita de contrapiso para receber materiais de acabamento.

A Hahne desenvolveu um piso monolítico de base cimentícia que é executado simultaneamente à concretagem da laje, ou seja, o piso faz parte da estrutura da obra. Não existe o piso, que se apoia sobre o contrapiso que se apoia sobre a laje.

Desta maneira cria-se um piso único, sem emendas, impermeável e de elevada resistência mecânica.

Sistema Construtivo Hahne
Sistema Convencional
Pelos padrões da Hahne, execução de contrapisos para correção de deformações em lajes e elementos afins é totalmente inaceitável. Além de ser um retrabalho, acrescenta peso próprio à estrutura que não agrega valor ao usuário final.
Em função de a laje ter fundo plano, a execução de instalações é muito facilitada, não sendo necessário transpor ou atravessar vigas. Além disso, a existência das nervuras e da contracapa permite uma grande quantidade de pontos de apoio para os tirantes.

A espessura maior das lajes também facilita a montagem de tubulações embutidas. As tubulações ocupam o espaço intermediário normalmente ocupado pelos blocos de poliestireno expandido, sem prejudicar a função estrutural da laje.